Supermercado-gestao-de-estacionamento

Como a gestão de estacionamento pode otimizar um supermercado

São inúmeros os problemas que a gestão de estacionamento de supermercado precisa enfrentar. Entre tantos, a utilização do espaço por motoristas que não pretendem realizar uma compra, comprometendo o serviço para quem realmente importa. Como isso pode ser resolvido e ainda trazer outra série de benefícios? Confira o artigo e descubra!

As responsabilidades da gestão de estacionamento de supermercado são inúmeras. Organizar, direcionar, planejar estrategicamente cada passo e evitar erros que prejudiquem o funcionamento, são algumas delas.

O alto volume de circulação de veículos exige atenção redobrada, principalmente no que diz respeito à utilização das vagas por quem não é cliente. Casos que prejudicam o empreendimento financeiramente, além de afetar a relação com o cliente que encontra dificuldades em localizar uma vaga.

É necessário dizer que o estacionamento é a primeira impressão que um cliente terá sobre seu negócio. A experiência dele a partir do momento em que entrar no supermercado influenciará na percepção dele em relação ao estabelecimento como um todo, principalmente em primeiras visitas.

A automação entra como facilitador das rotinas de gestão. Pois, não apenas evita problemas, como também potencializa o funcionamento do local e ajuda sua empresa a alcançar patamares cada vez melhores de relacionamento com o cliente e aquisição de novas fontes de renda. 

Confira a seguir como a automação do estacionamento gera mais estabilidade e lucro ao supermercado e ainda inibe alguns problemas comuns.

O Problema: Clientes que usam o estacionamento para outros fins e não fazem compras

Em caso de livre circulação no estacionamento, é possível que haja mau uso. A falta de controle de quem entra e quem sai é o fator principal para esse problema. É comum que os motoristas deixem o carro no estacionamento do supermercado, mesmo sem comprar nenhum produto, enquanto utilizam outros meios de transporte público para, por exemplo, ir ao trabalho.

Eles utilizam por horas o espaço, não agregam na rentabilidade do empreendimento e impossibilitam a utilização da vaga por clientes. Caso o gestor não tome medidas para impedi-las, podem se tornar práticas rotineiras e que levam ainda mais motoristas a cometê-las.

gestao-de-estacionamento-mau-uso-wps-brasil

A Solução: Automação do estacionamento para cobrar pela vaga ocupada

Cobrar os clientes pela vaga, apesar de gerar renda para o supermercado, pode não ser interessante em um primeiro momento. Existe o medo da cobrança da taxa repelir estes clientes e fazê-los buscar pela concorrência. 

Uma solução interessante pode ser obtida por meio da automação.  O cliente será beneficiado pelas melhorias de infraestrutura e ainda pode ser isento da cobrança do estacionamento, valorizando a imagem do supermercado. Já os usuários que estacionam o carro sem fazer compras pagam uma tarifa pela ocupação da vaga. Um projeto de automação ajuda ainda, a reduzir demais custos operacionais, sendo a solução que faltava para otimizar o funcionamento do estacionamento.

Como funciona

O Sistema WPS utiliza tecnologia de código de barras, que é a mesma utilizada em todos os produtos do supermercado para leituras nos caixas de pagamento. Dessa forma, com uma simples integração de rede entre o sistema WPS e o sistema do supermercado, é possível implementar a automação de todo o processo.

Com os sistemas interligados, é possível configurar as políticas de concessão de benefício. Por exemplo: qual o valor mínimo de compras que o cliente precisa fazer para obter a isenção do estacionamento? A quanto tempo de permanência na vaga ele terá direito? E assim por diante.

Tudo é controlado pelo software, sem intervenção humana. Dessa forma, caso o cliente faça suas compras e o total ultrapasse o valor estipulado, o próprio software do caixa mostrará uma mensagem ao operador, que perguntará ao cliente se ele está com o carro no estacionamento.

Se a resposta for positiva, o cliente é informado que tem direito à isenção. O operador, então, faz a leitura do ticket no mesmo scanner que é usado para ler o código de barras dos produtos que foram comprados no mercado.

Uma vez que o cliente tenha validado o ticket no caixa do supermercado, basta ir direto para a saída, sem precisar se locomover até o posto de pagamento do estacionamento.

Os usuários que não atingiram o valor de compras estipulado pela gestão de estacionamento, podem realizar o pagamento direto no caixa utilizando a mesma integração. Para aqueles que estacionaram, mas não realizaram nenhuma compra, o supermercado pode oferecer a opção de quitar a taxa em terminais de pagamento automático. Dessa maneira, haverá benefícios tanto para o supermercado quanto para os clientes.

Benefícios para gestão de estacionamento

Ao optar pela automação de seu estacionamento, o supermercado tem menos evasão de receita e consegue faturar uma renda adicional por meio do pagamento das vagas ocupadas. 

Além disso, gera mais conforto para os clientes que, diante da isenção do estacionamento, sentem que há vantagens em fazer compras naquele supermercado. Dessa maneira, as chances de fidelização aumentam consideravelmente. 

A automação do estacionamento promove a integração entre os sistemas WPS e o do supermercado, permitindo maior controle sobre ambos os espaços. Ela beneficia a gestão de estacionamento, o operacional e os clientes. Otimiza a estrutura e torna seus processos mais práticos e funcionais.

E essa é apenas uma das maneiras de começar a lucrar mais a partir da automação do estacionamento.

banner-final-do-artigo-gestao-de-estacionamento-wps-brasil

 

 

Deixe um comentário