Como a gestão de estacionamento pode impedir o mau uso e evitar gastos extras
Para uma gestão de estacionamento eficiente são necessários alguns cuidados para evitar perdas de receita, custos extras com manutenção e problemas para os usuários. Confira no artigo algumas ações para impedir o mau uso.
Os estacionamentos privados são os locais mais indicados para quem procura segurança e comodidade na hora de estacionar. A maioria desses estacionamentos possui seguro contra roubos e furtos, além de proporcionar o conforto de estacionar próximo do destino desejado.
Entretanto, mesmo com todos os benefícios proporcionados, alguns estabelecimentos passam por situações de vandalismo e mau uso, com danos tanto para a gestão do estacionamento quanto para os usuários. Estes danos podem envolver a segurança patrimonial, gastos extras com reparos que podem impedir o funcionamento total do espaço, perda de receita e má reputação do empreendimento.
Para evitar que situações como estas aconteçam a gestão de estacionamento deve estar preparada com ações que contenham transgressores e garantam a segurança do local. Para tanto, a tecnologia tornou-se uma grande aliada dos gestores, somado a um sistema de automação eficaz, as ferramentas facilitam também os processos diários. Entenda!
Recursos para otimizar a gestão de estacionamento
Terminais de entrada e saída de veículos
Para começar, um dos itens fundamentais para a uma gestão de estacionamento garantir que não haja mau uso e consequentemente possa evitar os danos, é a implementação de terminais de entrada e saída de veículos. Elas garantem o registro de dados do usuário que incluem horário de entrada e saída para que se possa taxar adequadamente o período de uso e impeça que carros ocupem o local de maneira irregular com a falta de fiscalização de pagamento.
Além disso, terminais como o da WPS vêm equipados com cancelas automáticas que suportam grandes fluxos e funcionam por longos períodos sem grandes falhas. Isso impede que a segurança do estabelecimento seja afetada mesmo diante de uma grande movimentação de veículos.
Sistema de placas indesejadas
Como alguns desses eventos, que exigem atenção redobrada da gestão de estacionamento, são gerados por usuários recorrentes, que retornam e proporcionam novos casos de mau uso, o cadastro das placas indesejadas torna-se um recurso interessante para os gestores. Através de um sistema de detecção da placa do veículo com câmeras, é possível gerar alarmes no sistema de automação sempre que uma placa indesejada acessa o estabelecimento.
Com a WPS são instaladas câmeras especiais nas entradas e saídas que identificam as placas e armazenam no sistema de automação. Além do alarme, outra ação pode ser o bloqueio da entrada do veículo no local, proporcionando toda a segurança esperada e evitando reparos extras causados por vandalismos e danos.
Para evitar excesso de tempo e dinheiro dedicados à manutenção do estacionamento, investir em um bom sistema de gestão é a solução que proporcionará o retorno desejado pela gestão. Além dessas vantagens a automação proporciona uma série de benefícios que você pode conhecer aqui mesmo no nosso blog.