4 passos para escolher o melhor sistema para estacionamento do mercado

Com tantas ofertas no mercado, nem sempre é fácil encontrar o melhor sistema para estacionamento capaz de gerenciar toda a solução de automação, independentemente do porte do seu estabelecimento.

E para complicar ainda mais, a competitividade extrema do setor faz com que muitos empresários pensem duas vezes antes de contratar um sistema que poderá entrar em pane ou se tornar alvo fácil de fraudes.   

Neste post, você vai saber como escolher e quais os benefícios de implantar um sistema para estacionamento confiável. Confira.

1° passo: Defina bem sua demanda

Você conhece bem o seu estacionamento? É que cada empreendimento apresenta especificidades que influenciam diretamente na forma de controle dessas áreas, consequentemente demandando um sistema próprio.

Primeiramente, é preciso identificar o tamanho do estacionamento para adequar a quantidade de vagas ao tipo de operação que será realizada via sistema.

Além do tamanho, outras características fundamentais podem determinar a demanda do seu empreendimento, como:  

  • Tamanho das vagas;
  • Vias de acesso;
  • Tipo de operação (Com manobristas/Sem Manobristas “self parking”);
  • Tipo de Empreendimento (Estacionamento de rua, supermercado, shopping, academia, etc).

Se você tem todos esses dados em mãos e já sabe delinear melhor o perfil do seu estacionamento, bem como o grau de complexidade do sistema que ele demanda, pode seguir em frente neste artigo com tranquilidade!   

2° passo: Conheça os tipos de sistema para estacionamento para cada solução

Antes de escolher, é preciso entender os diversos tipos de sistema para estacionamento existentes no mercado. Embora sejam muitos e com funcionalidades diversificadas, nem todos estão devidamente qualificados para atender às demandas específicas de cada segmento de mercado, principalmente a de empreendimentos de maior porte, como o de shoppings, supermercados e centros empresariais.

Veja qual é o esquema mais comum encontrado hoje no mercado:  

  • Grande parte (ou a totalidade) dos fabricantes de soluções para estacionamentos são capazes de atender às necessidades básicas de um empreendimento, envolvendo equipamentos para automação de entrada e saída, além do pagamento;
  • Determinados fabricantes chegam a apresentar soluções diferenciadas para pagamento, como a EPA (estação de pagamento automatizado), pagamento via app e LPR, que são câmeras de reconhecimento da placa;
  • Pouquíssimos fabricantes conseguem atender adequadamente ao nível de gerência, oferecendo, por exemplo, integrações com supermercados, academias, hotéis, sistema Gest Infraero, SemParar, ConnectCar e ERP.  

3° passo: Entenda quais recursos devem ser observados em um bom sistema para estacionamento:

A emissão de relatórios é confiável?

Uma das principais necessidades de toda e qualquer gestão é a emissão contínua de relatórios confiáveis, ou seja, que permita ao gestor se embasar nos dados para tomar suas decisões da maneira mais segura possível.

Relatórios de auditoria gerados pelo sistema, por exemplo, viabilizam a análise das operações realizadas durante o dia ou durante um período pré-definido. Além de ser um seguro a mais contra fraudes, o registro automático de todas as atividades acaba protegendo o sistema contra processos vulneráveis a perdas financeiras e falhas operacionais de toda natureza.  

Os processos são mesmo seguros?

Um bom sistema para estacionamento deve apresentar uma série de rotinas de segurança no intuito de se evitar fraudes. Para ser considerado seguro, o sistema de automação online deve apresentar níveis de acesso e perfis de senha que podem determinar exatamente o que cada usuário pode fazer no sistema.

Assim, operações simples como apagamento de dados ou retirada de dinheiro não podem ser realizadas pelo operador  em contato direto com os equipamentos.

A tecnologia é realmente de ponta?

Um sistema para estacionamento que consegue implementar as tecnologias mais novas do mercado, sendo atualizado de forma modular é, sem dúvidas, um ótimo candidato. A tecnologia pode atuar simplificando o controle do sistema das seguintes formas:

  • Computação em nuvem (Cloud Computing): dados não correm o risco de serem apagados, pois ficam armazenados na nuvem;
  • Real time: com esse recurso é possível observar a movimentação dentro do estacionamento via celular ou desktop;  
  • Mobile friendly: permite que toda a operação seja controlada por meio de um tablet ou smartphone.   

O sistema é realmente voltado para a experiência do usuário?

Um sistema exemplar é o que além de atender bem aos administradores, oferece a melhor experiência possível para o usuário. Fato é que ninguém gosta de pagar estacionamento (muito menos esperar longos minutos na fila do caixa), e quando a operação é sujeita a falhas e má-interpretação, o desgaste pode ser muito maior.

Nesse quesito, entram recursos relacionados à tarifação inteligente, que permite apresentar ao consumidor a melhor opção de tarifa; Papa-Fila e pagamento via celular, programas que resolve rapidamente o sufoco de não encontrar caixas disponíveis para efetuar o pagamento dentro de shoppings e supermercados.    

4° passo: Opte pelos serviços de uma empresa que sabe o que faz

Não é por acaso que a WPS Brasil é um dos principais nomes do mercado quando falamos em sistemas para estacionamento para empreendimentos de grande porte. A empresa é uma das poucas que desenvolve uma tecnologia compatível com as demandas desse concorrido segmento, oferecendo opções e funcionalidades como:

  • Sistema de automação (Terminal de Entrada, Saída, Caixa e Central de controle);
  • Pague Fácil (Sistema de automação para o pagamento com cartões de débito e crédito);
  • EPA (Sistema de automação para o pagamento com dinheiro e cartão, que fornece troco em notas e moeda);
  • LPR (License Plate Recognition): Sistema de reconhecimento da placa do veículo nas entradas e saídas, que permite o acesso sem ticket ou cartão;
  • Papa- Fila: Um tablet com sistema android utilizado em shoppings que possuem muitas máquinas de pagamento automáticos. Quando ocorre fila nessas máquinas, um operador vai até lá com o Tablet e uma impressora de cinto e recebe pagamentos em dinheiro no local;
  • Pagamento via celular:  API WPS que permite que o cliente possa pagar pelo estacionamento utilizando o próprio APP do shopping.

Com esses 4 pequenos passos, você está pronto para escolher, sem medo de errar, o sistema que mais irá se adequar ao perfil do seu estacionamento.

E se você chegou até aqui com algumas dúvidas sobre o sistema para estacionamento da WPS Brasil, deixe seu comentário abaixo ou converse agora mesmo com um de nossos consultores para pedir uma proposta.

Quer saber mais como Automatizar seu Estacionamento, melhorando sua gestão e oferecendo facilidade para os usuários? Baixe nosso Infográfico Gratuito

Deixe um comentário