15 soluções de automação de estacionamentos para Shopping Centers que você precisa conhecer

Foi-se o tempo em que os shoppings eram apenas sinônimo de entretenimento e lazer. Hoje, tornaram-se uma verdadeira praça de serviços diversos, oferecendo desde agências bancárias, passando por academias de ginástica, consultórios e até faculdades. Para acompanhar essa tendência – e essa demanda – os estacionamentos passaram a investir não só em mais conforto e comodidade para os usuários, como também na segurança.

Neste post, decidimos listar 15 das muitas soluções de automação de estacionamentos que, se você ainda não conhece, está mais do que na hora de implantar em seu empreendimento, se quiser fazer frente à concorrência no setor. Confira!

1. CAIXAS AUTOMATIZADOS COM DINHEIRO E CARTÃO

Reduzir o custo com mão de obra provavelmente é a sua prioridade, certo?

Caixa assistido. Pague Fácil. EPA. Os sistemas de autopagamento são muito mais que uma tendência, mas pré-requisitos para se ter um empreendimento competitivo e que, de preferência, ofereça opções de pagamento via cartão e/ou dinheiro. Nesses sistemas, o usuário entrega o ticket de estacionamento diretamente ao operador do Terminal de Pagamento, ou, no caso das EPAs, passa o código de barras diante do visor, que efetua a leitura e emite o valor a ser cobrado.

2. INTEGRAÇÕES

Pense em um sistema que apresente integração com escritórios, academias, supermercados, ERP e BI, ou seja, que atenda a toda complexidade de serviços oferecidos hoje dentro de um shopping.

As integrações servem como luva aos empreendimentos multiuso, de forma a proporcionar

o controle adequado dos acessos e das transações, evitando fraudes e, ao mesmo tempo, fornecendo completos relatórios de gestão.

3. TAGs

Especialmente desenvolvido para os usuários que não gostam de perder tempo e nem acumular papeis, os “tags” são dispositivos de última geração, identificados por rádio-frequência, que, quando instalados no pára-brisa do automóvel, agilizam o acesso nas entradas e saídas dos estacionamentos, pois dispensam tickets e códigos de barra.

4. INTEGRAÇÃO COM TAGs DE RODOVIAS

Em se tratando de uma grande frota de entrega de cargas que entra e sai todos os dias dos shoppings, os tags de rodovias são indispensáveis. Isso porque esses tipos de tags proporcionam um controle preciso de cada transação de entrada e saída, realizando a tarifação pelo sistema, de maneira a gerar toda a informação consolidada nos relatórios estatísticos e financeiros do empreendimento.

5. APP ENTERPRISE CELULAR

Uma comodidade a mais para quem não pode estar o tempo inteiro presente no empreendimento. Com o APP, você pode obter dados e relatórios sobre seu estacionamento de qualquer lugar.

6. CONTROLE AUTOMATIZADO DE MOTOS

Gerenciar a entrada e saída de motos nos estacionamentos costuma gerar muita dor de cabeça ao empreendedor. Isso porque ele precisa definir se as motos irão acessar o estacionamento pelo mesmo guichê dos veículos ou não. Porém, se você deseja providenciar área exclusiva para as motos, você pode lançar mão de uma automação especial, evitando que um funcionário seja deslocado exclusivamente para essa tarefa.

7. APLICATIVO PARA PAGAMENTO DE ESTACIONAMENTO VIA CELULAR

Uma grande solução relacionada ao pagamento do estacionamento nos shoppings é o uso de aplicativos para celular. Disponível para iPhones e Androids, o app permite que o usuário pague o estacionamento diretamente pelo celular, utilizando seu cartão de crédito, sem precisar entrar em filas ou fazer uso de dinheiro.

8. TABLETS PARA ÁREAS VIPS

Para um maior controle das áreas Vips/Valets, hoje bastante visadas nos estacionamentos, uma solução ágil e, ao mesmo tempo, funcional é a adoção do tablet para os manobristas. Com essa ferramenta, o manobrista consegue emitir um ticket VIP com rapidez, além de fazer a vistoria digital, sem que o cliente VIP tenha que aguardar em uma fila até que lhe seja entregue o ticket e o comprovante.

9. SISTEMA DE MÍDIA NOS TERMINAIS

Solução ideal para ações de marketing, o sistema de mídia nos terminais, ou melhor, o MIDIAPARK, vem transformando a interatividade entre público-alvo e anunciantes.

E o funcionamento do MIDIAPARK é bem simples: assim que o cliente para o veículo, olha para o terminal do estacionamento e aperta o botão para emitir seu ticket, um vídeo interativo é reproduzido. Ao final, um ticket personalizado é impresso. O vídeo geralmente orienta o cliente a ir até a loja anunciada portando o ticket especial. Já a loja consegue ler o ticket com o uso de um aplicativo para mensurar o resultado da campanha.

10. SISTEMA DE CHECAGEM DE PLACAS

O sistema de reconhecimento de placa (LPR – License Plate Recognition) utiliza as tecnologias de processamento da imagem da placa e de integração direta com a base nacional de veículos roubados, identificando situações de segurança.

Com a instalação do LPR, a partir do momento em que um carro roubado, ou que teve a placa clonada entra no estacionamento do shopping, o software envia um e-mail ou SMS imediatamente para que a equipe de segurança seja informada sobre a ocorrência o mais rápido possível, e assim tome as providências cabíveis.

11. DOOR NODE

“Door Node” é um tipo de terminal que dispõe de múltiplas funções. Além de poder ser utilizado para controlar áreas reservadas, como entrada, é normalmente usado em pistas exclusivas para o controle do acesso de credenciados e mensalistas, e como saída, funciona de forma semelhante aos terminais de saída, exceto pelo fato de não possuir um sistema de ingestão dos tickets para o compartimento interno do equipamento.

12. VAGA LIVRE

O sistema de Vaga Livre, que, por meio de leds e sensores indica se a vaga está livre (verde) ou ocupada (vermelha) é uma das soluções mais completas para a orientação dos usuários, auxiliando no gerenciamento do fluxo de veículos dentro do shopping e, porque não citar, reduzindo a emissão de gases na área do estacionamento.

13. PAINÉIS DE VAGAS

Assim como os leds do sistema de Vaga Livre, os paineis de vagas indicam, antecipadamente, ao motorista que acaba de adentrar o estacionamento a quantidade de vagas disponíveis por piso, impedindo que ele perca tempo circulando por entre pisos até achar uma vaga. Trata-se de uma opção extremamente econômica e de fácil integração a sistema existentes ou novos.

14. LOJA VIRTUAL

A “Loja Virtual” se refere a uma aplicação que permite a compra de créditos online, o que auxilia, também, na fidelização da clientela. Com essa solução, o cliente que visita o shopping frequentemente, pode carregar uma quantia desejada, evitando filas nos caixas e agilizando sua entrada e saída.

15. SELO VIRTUAL

Permitir que os lojistas do shopping concedam descontos aos seus clientes de forma automatizada sempre foi um desafio. Com o Selo Virtual, o sistema pode gerar uma lista de selos virtuais que possibilitam aos lojistas concederem descontos de forma digitalizada, evitando fraudes e utilização indevida de descontos em papel ou carimbos. Após a atribuição do selo virtual ao ticket, ao chegar no caixa, o sistema identificará o valor abonado pelo Selo Virtual e cobrará somente a diferença, caso exista.

Bom, e agora que você já conhece mais de uma dezena de soluções de automação, é hora de planejar o orçamento do seu empreendimento pensando na otimização dos seus acessos, saídas, meios de pagamento, sinalização e orientação para o cliente. Para isso, é ideal contar com a expertise de uma empresa referência no segmento.

Deixe um comentário