Como melhorar o estacionamento de motos
Como melhorar o estacionamento de motos
Assim como o carro, a motocicleta tornou-se uma paixão nacional. Em alguns Estados, sua frota é inclusive superior à de outros veículos.
Durante muito tempo, os estacionamentos para motos não tinham controle de entrada e saída, muito menos de arrecadação. Com o passar dos anos, novos recursos estruturais e tecnológicos passaram a permitir a organização desse tipo de estabelecimento. Apesar disso, boa parte deles continua mal estruturado.
Ciente desse cenário, a WPS elencou algumas iniciativas para melhor controlar seu estacionamento de motos.
Crie uma área segura
A motocicleta é o tipo de bem que, além do valor material, possui um alto valor sentimental. Seus proprietários dão preferência a estacionamentos seguros e confortáveis, pois sabem que isso reduz a probabilidade de roubos, furtos e avarias.
Algumas sugestões para aprimorar a segurança do estacionamento são:
Construir um local cercado (normalmente chamado de bolsão de motos), que evite a circulação de pessoas junto às motos.
Monitorar a área com câmeras de segurança instaladas onde o operador da central possa acompanhar ativamente a movimentação no local.
Fazer o controle das entradas e saídas das motos de forma automatizada.
Otimize o controle com a automação
Nos estacionamentos de motos, é comum ter diferentes perfis de cliente convivendo com prestadores de serviço que também utilizam essas áreas. Um dos pontos que precisa de atenção é o controle da utilização do espaço por prestadores de serviço.
Quando o controle dessas áreas é realizado por uma pessoa (operador), é comum que tenha que lidar com situações do tipo: “Vou fazer uma entrega rapidinho” , “Vou só falar com uma pessoa e já volto”, entre outras. Em casos onde o sistema de controle é manual, a decisão de dar entrada ou não fica a cargo do operador. Entretanto, qualquer concessão desse tipo representará perda de receita para o estabelecimento.
Ao automatizar o estacionamento de motos, o processo elimina a possibilidade de concessões. A solução WPS para controle de motos foi desenvolvida de forma customizada para atender este segmento. Os equipamentos possuem o tamanho adequado para as pistas de motos, e o projeto é entregue considerando esse tipo de uso.
Decida sobre o melhor modelo de acesso
Cada empreendimento possui características específicas. Em algum deles, o acesso para o estacionamento de motos é totalmente independente. Já em outros, as motos precisam utilizar a mesma pista dos veículos, retirar um ticket no mesmo terminal e só depois acessar a área de motos.
Se for possível escolher, opte por criar um bolsão independente de motos, evitando que concorram com os veículos na mesma pista. Isso vai gerar mais conforto e segurança para os clientes.
Independentemente da estrutura adotada, as soluções WPS auxiliam na organização do estacionamento. Através de um sensor especial para motos, a WPS identifica se o ticket retirado é de uma motocicleta, caso entre junto com os carros na pista mista.
Revise seu seguro
Normalmente, as seguradoras consideram os fatores de segurança (local apropriado, câmeras, terminais, cancela) na elaboração do preço do seguro.
Ao adotar todas as boas práticas para o estacionamento de motos, não esqueça de considerar uma renegociação prévia com sua seguradora para adequação das novas implantações.
No próximo artigo, traremos mais informações sobre soluções para estacionamentos.
Fique por dentro.