Equipamentos para estacionamento: 5 maneiras de prevenir falhas
Muitos problemas poderiam ser evitados se as dicas deste artigo fossem de conhecimento comum, mas nunca é tarde para uma mudança! Antes de contratar novos equipamentos para estacionamento, veja como é possível evitar que falhas aconteçam.
Não há nada mais frustrante para um gestor, do que a paralisação das atividades de um estacionamento, principalmente se ela for ocasionada por falhas nos equipamentos. Afinal, se a principal razão para a automatização é a agilidade na operação, passar por situações de lentidão não é o esperado.
Se o que deveria ser a solução está causando mais problemas e impedindo o estabelecimento de funcionar perfeitamente, esse é o momento de repensar suas escolhas. Falhas eventuais podem até acontecer, mas se tornam ainda mais raras se o sistema for de qualidade e a empresa de automação realizar a manutenção preventiva.
Este artigo irá apresentar os principais pontos, que devem ser considerados ao escolher uma nova parceira de automação. A partir das dicas, você será capaz de evitar que as falhas nos equipamentos para estacionamento voltem a acontecer. Confira!
1. Cheque a qualidade da tecnologia empregada no equipamento
Pensar em automação de estacionamento apenas como cancelas automáticas, é um erro comum. Com o passar do tempo, os problemas começam a aparecer, e a ideia inicial de que máquinas são todas iguais, vai se desfazendo.
A automação adequada pode fornecer ao gestor infinitas funcionalidades, possibilitando a evolução da operação como um todo. Entretanto, é necessário considerar a tecnologia por trás dos equipamentos para estacionamento, a fim de obter os resultados esperados. Uma breve pesquisa sobre as empresas de automação, deve ser capaz de evidenciar a tecnologia utilizada por elas, caso contrário, fique atento.
No caso da WPS Brasil, a tecnologia empregada é desenvolvida internamente. São baseadas em inúmeras pesquisas sobre as necessidades do mercado, e criadas a partir da vasta experiência que a empresa possui. Mais de 20 anos de história, e cerca de 3 mil instalações em mais de 17 países. Números que mostram que a tecnologia WPS, é desenvolvida por quem entende de automação.
2. Fique atento às especificações dos equipamentos
As especificações dos equipamentos para estacionamento são informações que podem passar despercebidas na hora da escolha. Mas, elas são tão importantes quanto checar a qualidade da tecnologia. Pesquise informações como vida útil, capacidade de processamento diário e outras características da ficha técnica. Dessa maneira, será possível alinhar o rendimento dos equipamentos às necessidades do estacionamento.
Outro fator importante a ser analisado, é o grau de inovação em que os equipamentos estão enquadrados. Uma comparação simples irá mostrar de uma vez por todas que máquinas não são todas iguais.
Elas precisam estar alinhadas com as soluções mais modernas, disponibilizando funções como: integração com tags de rodovias e opções de pagamento mobile via aplicativos, entre outras possibilidades. Quanto maior o nível de inovação que uma empresa emprega em seus equipamentos, mais distantes eles ficam de se tornar obsoletos.
3. Conheça os fabricantes
Por se tratar de uma parceria importante, conhecer os fabricantes dos equipamentos elimina vários riscos. Muitos gestores não se atentam a esse “detalhe”. Entretanto, saber com quem você está fazendo negócio é uma ação estratégica, que vai treinar seu olhar para diferenciar os sistemas de qualidade.
As empresas que possuem fabricação própria dos equipamentos, tendem a conhecer melhor seu funcionamento e consequentemente oferecer um serviço com qualidade maior. Mas só isso, não é uma garantia. A garantia está no fato de haver uma fabricação própria, somada ao conhecimento profundo sobre as necessidades de se investir em tecnologia de qualidade, para o bom funcionamento do estacionamento.
A WPS como empresa pioneira em inovações, desenvolve equipamentos próprios. Buscando qualidade e soluções de ponta, tornou-se uma investidora ativa no desenvolvimento de novas ideias, e é respeitada em vários países (liderando o mercado em diversos deles).
4. Não se esqueça da manutenção
Já é de conhecimento comum a importância da manutenção, tanto corretiva quanto preventiva. Então, deixar para descobrir como é o serviço de manutenção da sua parceira de automação, apenas quando você precisar dele, é um grande risco. O gestor deve se informar sobre a maneira como a manutenção é feita antes da contratação, já que este é um ponto indispensável, capaz de interferir diretamente na vida útil dos equipamentos.
A comunicação também é um fator chave para a escolha. A empresa escolhida deve ter um canal aberto de atendimento, para que eventuais problemas sejam resolvidos com agilidade.
5. Escolha o melhor parceiro de automação
Uma escolha errada pode gerar dor de cabeça por longos períodos, prejudicar a operação e até mesmo a rentabilidade do estacionamento. Considere cada um dos itens expostos acima e será possível realizar a melhor escolha.
Além de evitar falhas, uma boa empresa de equipamentos para estacionamento também terá como alicerce um sistema de automação inteligente, por trás de cada ferramenta. E uma maneira de prestar o serviço com qualidade e propriedade, transmitindo a segurança que você precisa para uma gestão eficiente.
Como pode ver, a escolha do sistema de automação interfere diretamente em como será o estacionamento no futuro. É uma escolha importante, que demanda atenção e pesquisa. Baixe gratuitamente nosso checklist criado com base em toda a experiência da WPS, para ajudá-lo neste processo.