Estacionamento inteligente: Amplie a capacidade em 5 passos e otimize sua gestão
Um estacionamento inteligente é aquele que utiliza bem os espaços para ser funcional tanto para a gestão quanto para os clientes, veja como isso é possível.
Ao investir em um estacionamento, a expectativa é que um número considerável de veículos circule por ele para que essa circulação vire receita, sem que esse fluxo desejado se converta em problemas para gerir e ainda seja possível oferecer um serviço de qualidade para os clientes. Mas nem sempre sabemos exatamente o que fazer para alcançar esses objetivos.
Para facilitar o processo, a WPS preparou uma lista com 5 recursos que um estacionamento pode utilizar para aumentar sua capacidade de forma simples e inteligente de modo que ele seja otimizado como um todo. Veja a seguir.
Planejamento com métricas do sistema
Um sistema de automação de qualidade, como o da WPS, fornece métricas para a otimização da capacidade do estacionamento. São relatórios especiais do sistema, pelos quais é possível fazer a identificação do tipo de tarifa que pode aumentar a receita do estacionamento e também apontam o perfil dos usuários em termos de permanência e utilização. Estas funcionalidades ajudam a criar estratégias que beneficiem o estacionamento em termos de rentabilidade e gestão, além de conseguir parametrizar o comportamento do cliente para melhorar sua experiência.
Além disso um simulador do sistema de automação permite que hipóteses sejam testadas com antecedência, desta forma pode-se corrigir possíveis erros e evitar desconforto para o usuário. Este recurso torna a gestão capaz de prever determinadas situações para investir ou evitá-las, transformando esta ferramenta em um método essencial para a melhoria do desempenho da operação.
Agendamento de vagas
Ao ser tornar uma tendência cada vez mais comum no mercado, um estacionamento inteligente deve ser capaz de oferecer esta vantagem para o usuário. Com o agendamento de vagas, o sistema de automação proporciona comodidade para ele e ainda auxilia na organização interna do pátio de acordo com as saídas previstas de cada veículo.
O recurso é muito utilizado em aeroportos, em que as pessoas já necessitam realizar outras demandas como o check in e podem sair de casa com a garantia da vaga. Além de permitir que os responsáveis pelo estacionamento organizem os carros que ficarão mais tempo no fundo do pátio, enquanto os que sairão no mesmo dia ou no dia seguinte ficam mais a frente.
Operação com manobristas
O uso de manobristas pode aumentar muito a capacidade do local. Com conhecimento e técnica é possível transformar pequenas áreas do estabelecimento em excelentes opções de vaga, gerando uma boa rentabilidade em um estacionamento inteligente.
Entretanto, é necessário estudar bem os custos de pessoal e comparar com a previsão de receita desse tipo de operação. Ela só vale a pena quando a receita possível supera (com certa margem) os custos com o profissional manobrista.
A WPS fornece opções especiais para controle de estacionamentos com manobristas, que ajudam a otimizar o espaço e asseguram o total controle do estacionamento. Ainda possibilita a utilização de tablets totalmente integrados ao sistema, o que resulta em agilidade na recepção e controle dos tickets. Veja aqui as soluções WPS.
Demarcação de vagas
Um bom projeto de demarcação de vagas pode fazer toda a diferença na boa utilização do espaço do estacionamento, facilitando ainda a busca para os clientes. Para isso, existem empresas de engenharia especializadas no assunto, não apenas na parte técnica, mas também na parte jurídica que esse tipo de serviço envolve.
É recomendável que a empresa que instalou o sistema de automação no estacionamento recomende as empresas de engenharia especializada, que possam trabalhar em conjunto para alcançar resultados mais expressivos.
Estímulo da rotatividade
A tabela de preços tem grande influência na decisão do cliente em ficar muito ou pouco tempo no estacionamento.
Por isso, quando o objetivo é aumentar a capacidade do estacionamento, uma das alternativas é planejar a tabela de tarifas de modo que o espaço possa ter a maior rotatividade possível dentro de um determinado período. Isso pode ser feito pelo próprio sistema de automação. Assim os clientes economizam e o estacionamento lucra.