7 erros para não cometer mais na gestão do seu estacionamento
Ano novo, vida nova e erros antigos não dá certo, não é mesmo? Nada melhor do que aproveitar esse clima de fim/começo de ano para reavaliar e otimizar nossos processos. E para te ajudar nessa tarefa (que pode não ser tão simples quanto parece) elencamos os 7 erros mais comuns na gestão de estacionamentos no Brasil, e mundo afora. Para que você os deixe definitivamente no ano que passou, e comece o ano novo com mais assertividade, eficiência e, é claro, mais lucros.
Boa leitura!
1.NÃO PRIORIZAR A EXPERIÊNCIA DOS CLIENTES
Já falamos sobre isso no artigo 7 formas de facilitar o pagamento do seu estacionamento e também no Soluções para estacionamento: como começar o ano sem filas. Podemos estar sendo repetitivos nesse tema, nos perdoe. Mas há um motivo. A experiência do cliente no seu estacionamento é o que vai determinar o fracasso ou sucesso do seu empreendimento. E, acredite ou não, em pleno século XXI, onde há tantas soluções tecnológicas à nossa disposição (falaremos mais no item a seguir) as filas continuam sendo uma das principais reclamações entre os frequentadores de estacionamentos.
Por isso, se proporcionar um atendimento de primeira qualidade ainda não é o foco principal da sua gestão, já passou a hora de ser.
2. NÃO USAR A TECNOLOGIA A SEU FAVOR
O ano é 2018 (por enquanto), e dizem por aí que a inteligência artificial será a tendência que vai chegar para ficar em 2019. Provavelmente ela já está incluída na sua rotina, mesmo sem você perceber. Basta observar quanta vezes você recorre ao assistente de voz do seu celular, depende da agenda online para lembrar seus compromissos ou usa aquele gps (que indica até onde há radares e maior trânsito) para decidir o seu trajeto. Percebeu? A questão é, se a inteligência artificial tem o poder de tornar o seu dia a dia tão mais fácil, por que não aplicá-la ao seu estacionamento e multiplicar seus lucros?
O sistema de automação para estacionamento já é uma realidade (e aposta) entre a maioria dos gestores desse tipo de empreendimento. Isso porque, além de enxugar o orçamento com a folha de pagamento de funcionários, otimiza o tempo, torna os fluxos mais organizados e, principalmente, a gestão mais segura (já que praticamente erradica as chances de fraudes). E ainda oferece outros benefícios, como elencamos no artigo 8 vantagens da automação de estacionamento para o seu negócio. Se você ainda não está convencido, ou quer aprofundar os seus conhecimentos antes de decidir pela automação, vale a leitura (é só clicar sobre o link).
3. NÃO PESQUISAR CORRETAMENTE ANTES DE CONTRATAR UM SOFTWARE DE AUTOMAÇÃO
Se você já chegou até aqui parabéns! Já tomou a primeira decisão certa. Mas cuidado, essa é uma das partes mais importante (se não a mais) da automação. Escolher um bom software, de uma boa empresa é fundamental. Caso contrário, ao invés de facilitar e melhorar a sua gestão, você pode adquirir apenas mais dor de cabeça. Porque falamos isso? Pois estamos há mais de duas décadas nesse mercado, com mais de 3000 instalações em 17 países diferentes. E acredite, já vimos de tudo.
Mesmo que você já seja experiente na área, e já tenha contratado anteriormente alguma empresa desse setor, ainda há algumas “pegadinhas” nas quais você pode ter caído. Ou pior, ainda pode cair. Duvida? É só lembrar quantas vezes o seu sistema travou no meio de um dia de trabalho, gerando filas, para refrescar a memória. Por que isso acontece? Pois esse é um mercado que movimenta milhões todos os anos, e há um infindável número de empresas querendo “abocanhar sua fatia”. Nem todas tão responsáveis com o serviço que entregam.
Nossa bandeira é muito mais do que vender softwares e equipamentos, é entregar soluções inteligentes que realmente te auxiliem na gestão. E foi com esse objetivo que compartilhamos aqui no blog os 4 passos para escolher o melhor sistema para estacionamento do mercado. Se você está nessa fase de decisão, não assine nenhum contrato antes de ler esse texto.
4. NÃO INVESTIR NA INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS
Ainda no gancho da escolha certa, precisamos falar de integração. Esse é um dos itens que irá fazer mais diferença na qualidade do serviço prestado. Por quê? Porque uma automação inteligente de verdade, vai muito além de automatizar tarefas simples como acionamento de cancelas, emissão de tickets, pagamento de tarifas, entre outros.
O segredo da gestão eficaz está na integração de todos os equipamentos do estacionamento de forma inteligente, entregando relatórios completos sobre todas as movimentações. Caso contrário, você apenas mudará o nome do problema, ao invés de precisar ter funcionários para realizar tarefas simples como as descritas acima, criará a necessidade de contratar pessoas para reunir todas as informações de cada uma das máquinas.
Só um sistema realmente integrado é capaz de solucionar esse dois níveis de problemas, e ainda oferecer serviços personalizados para empreendimentos de necessidades bem específicas. Como é o caso de grandes empreendimentos, como: shoppings centers, hospitais, supermercados, centros empresariais e universidades. Locais que possuem grande volume de tráfego diário.
Quer saber como nós da WPS Brasil solucionamos esses problemas? Então confira nosso recente artigo 5 vantagens que só o sistema da WPS oferece
5. NÃO BASEAR AS DECISÕES DA GERÊNCIA EM DADOS
Já deu para entender como os relatórios são importantes para a gestão, e como podem ajudar na segurança da prestação de contas – como já falamos no artigo Evite fraudes em seu estacionamento. Mas, mais do que isso, eles são essenciais para a gerência tomar decisões mais assertivas. Desde a necessidade de ampliar o número de vagas, reconhecer o horário de pico de funcionamento, ou até entender quais os dias de menor movimento, para poder pensar em ações como promoções e campanhas que atraiam o público, por exemplo.
Foi-se o tempo em que decisões como essa eram feitas com base na intuição ou “achismos”. Com toda a tecnologia que temos a disposição (nos oferecendo dados precisos) não faz mais sentido desperdiçar dinheiro e tempo no método “tentativa e erro”. Com relatórios, dados e métricas bem estabelecidos qualquer ação (e sua real eficácia) pode ser medida e avaliada com clareza e precisão.
(já ouviu falar de data driven? O conceito vem do marketing, mas pode te ajudar a entender o que estamos sugerindo aqui. Vale a pesquisa!)
6. NÃO FAZER PLANOS A LONGO PRAZO
Já escolheu o software de automação correto, já sabia (e não comete) nenhum dos erros que falamos até aqui, e acha que está tudo perfeito em seu estacionamento? Pois você está errado! A ideia de que fazemos tudo certo é o maior obstáculo para a nossa evolução. Afinal, se você já sabe tudo, não precisa aprender mais nada, não é verdade?
A provocação não é para te deixar irritado, mas sim para mostrar que sempre é possível fazer melhor, ser mais eficiente e avançar na qualidade de gestão do seu estacionamento. Afinal, a tecnologia está sempre evoluindo e é exatamente sobre isso que vamos falar no item a seguir.
7. NÃO SE ATUALIZAR CONSTANTEMENTE
No mundo da tecnologia tudo muda o tempo todo. E acompanhá-la requer certo nível de dedicação e pesquisa. Foi pensando justamente nisso, que criamos este blog na intenção de informar sobre as últimas novidades de automação e gestão de estacionamento. Eliminando assim, pelo menos a sua tarefa de pesquisa, já que reunimos tudo em nossos artigos.
Gostou desse artigo? Em 2018 compartilhamos 19 outros textos como este, aqui no blog. Dicas práticas, objetivas e úteis para você, que precisa estar por dentro de todas as novidades, e não tem tempo a perder. E em 2019 prometemos trazer muito mais!