Gestão de estacionamento em centros empresariais: 4 problemas que você pode evitar

Entre os inúmeros desafios de se manter um alto padrão de qualidade nos centros empresariais, está o gerenciamento eficiente do fluxo de carros no local. Confira os 4 problemas mais comuns nos estacionamentos destes empreendimentos e como eles podem ser evitados.

Sabemos que nos centros empresariais, ofertar um serviço de qualidade é essencial, principalmente em grandes cidades onde a competitividade é alta e a agilidade no acesso é fundamental para atender a rotina acelerada dos clientes. Além disso, os fluxos de veículos concentrados no início e fim do expediente impõe um nível de dificuldade maior a administração das áreas de acesso destes empreendimentos, exigindo uma solução robusta e especialmente pensada para essa realidade.

Mas sabemos também, que o estacionamento não é a única preocupação da gestão, que precisa dividir sua atenção com outras demandas. Foi por isso que criamos este artigo, na intenção de identificar quais são os “problemas chave” nos estacionamentos de centros empresariais. Aqueles que se solucionados, trarão mais resultados a curto (e principalmente) a longo prazo.

Confira agora quais devem ser os 4 principais focos iniciais na gestão de estacionamento de centros empresariais! 

1 – Falta de segurança

Ao estacionar o carro, independente do lugar, o motorista sempre se questiona o quão seguro ele pode estar. A falta de confiança no local escolhido pode gerar desconforto, o que obviamente não faz parte da experiência que você gostaria de oferecer ao seu cliente. Não é mesmo? Além da sensação de segurança, é extremamente importante que o carro esteja seguro de fato, afinal, problemas com danos e furtos afetam a imagem do estabelecimento negativamente.

Isso pode ser solucionado com a implantação de terminais de entrada e saída que possuam opções avançadas de controle de carros, através do uso de cartões e tickets. Sistemas de gestão de estacionamentos mais avançados oferecem ainda, soluções em reconhecimento de placas de veículos, proporcionando segurança e confiança aos motoristas. Essa solução também possibilita a fiscalização para que apenas envolvidos direta ou indiretamente com centro empresarial tenha vagas garantidas.

render1_te + Gestão de estacionamento

2 – Congestionamentos

Como se não bastasse o trânsito intenso das grandes cidades, a falta de organização pode trazer essa dor de cabeça também para dentro do seu estabelecimento. Em casos extremos, gerando atraso aos funcionários das empresas presentes no centro empresarial e desagrado por parte de todos.

A solução para isso se dá a partir de sinalizações claras a respeito de vagas, entradas e saídas, e também a um sistema de leitura de tickets e cartões com precisão e agilidade para a saída dos carros. Um software de qualidade controla múltiplas saídas ao mesmo tempo, sem erros e sem demora, para que não se formem filas no estacionamento em horários.

3 – Contratempos com pagamento

Muitas vezes o pagamento da taxa de estacionamento sem um sistema de gestão adequado pode gerar erros nos valores cobrados, falta de registro das transações, entre outras eventualidades que causam tanto a insatisfação nos usuários quanto prejuízos para o centro empresarial.

Evitar estes problemas não é tão difícil quanto parece, com o sistema de automação o cálculo (tanto do valor do pagamento como do troco) é feito automaticamente, minimizando falhas humanas. Além disso, é possível recorrer a equipamentos modernos de autoatendimentos que aceitam desde cartões de crédito e débito até dinheiro. Todas as transações, é claro, ficam devidamente registradas no sistema. Proporcionando maior controle da gestão sobre os ganhos e lucros do estacionamento.

Para os centros empresariais que costumam receber motoristas mais ligados a tecnologia, é possível também oferecer a facilidade de efetuar o pagamento através do celular, sem filas e com segurança e comodidade.

Novidades sobre gestão de estacionamento

4 – Clientes especiais sem vaga

A boa recepção de parceiros em potencial não pode ser prejudicada pelo estacionamento, isso vale tanto para o próprio centro empresarial quanto para as empresas instaladas nele. Se na primeira visita não se encontra uma vaga para estacionar, a percepção deste possível parceiro pode ser abalada. 

Sinalizar vagas exclusivas com cones e placas às vezes não é muito eficaz, por isso um controle de automação pode ser a melhor opção para esses casos. É possível fazer a reserva via web, para garantir que a vaga esteja disponível no momento que as empresas precisarem. Além disso, se você tiver áreas vips disponíveis no seu estacionamento, o uso de tablets por manobristas com sistemas inteligentes, permitem agilidade na recepção e controle automático dos tickets.

Mostramos quantos problemas podem ser evitados através de sistemas de gestão de estacionamento, mas muito além de solução destas situações, a automação também cria  possibilidades, simplifica o gerenciamento e oferece o melhor para seus clientes. Para saber mais sobre automação, baixe gratuitamente nosso e-book com os primeiros passos a serem tomados.

CTA_700x297px

Deixe um comentário