Redução de custos operacionais: como a tecnologia pode cortar gastos do seu estacionamento
Em 2018 uma pesquisa do IBGE mostrou que a frota de automóveis no Brasil chegava a aproximadamente 53 milhões, e existe uma forte tendência ao crescimento. Mas, junto com o crescente número de veículos (demanda) existe também o aumento da oferta de estacionamentos em todo o país (concorrência), elevando a competitividade deste tipo de negócio.
Logo, aumenta também o desafio da operação em equilibrar-se entre oferecer soluções inteligentes, que façam seu estacionamento se destacar da concorrência, e a redução de custos operacionais. Contudo, há uma saída. A tecnologia vem se tornando uma grande aliada na busca por economia e qualidade do serviço. Entretanto, para alcançar esses resultados é necessário que se busque trabalhar com tecnologias de qualidade.
Confira a seguir como uma mudança de sistema de automação de estacionamento, pode ajudar sua empresa a oferecer um serviço de qualidade e a reduzir custos operacionais.
1. Automação de tarefas
A redução de tarefas repetitivas e a dispensabilidade de grandes equipes para a operação do estacionamento, são dois dos fatores esperados com a automação. Mas, para que ela apresente resultados efetivos para a redução de custos, é necessário que a automação esteja atrelada a equipamentos e a um sistema de qualidade.
Em um cenário pouco produtivo, poderia ocorrer o redirecionamento de despesas com folha de pagamentos e encargos trabalhistas para consertos excessivos e manutenção frequentes dos equipamentos… Claramente essa deixaria de ser uma decisão assertiva e viraria prejuízo. Isso porque além da substituição de gastos, o estacionamento poderia passar também por uma redução ou até paralisia total das atividades durante os reparos, atravancando os lucros e a operação do local. Por essa razão, é ideal que sua empresa selecione um sistema de automação de qualidade, prevenindo problemas como o redirecionamento de despesas de forma pouco produtiva, garantindo assim, resultados efetivos para a redução de custos.
2. Autoatendimento
Com a redução da equipe operacional, o autoatendimento é uma maneira bem sucedida de realizar o pagamento das taxas pertinentes ao estacionamento. Mas, para que esta seja de fato uma solução e não um fator que prejudique na escolha do seu empreendimento ao da concorrência, os terminais precisam atender todas as possíveis necessidades dos clientes.
Equipamentos inteligentes, que disponibilizam diversas formas de pagamento, como: crédito, débito e dinheiro (e neste último ainda ofereçam o troco adequadamente), são as melhores escolhas de investimento.
Além desses, existem no mercado opções que aceitam pagamento via celular, através de aplicativos e também aqueles que eximem estrategicamente o usuário do pagamento da taxa, como em casos de integração com lojas, academias , etc.
3. Automação do controle financeiro
Outro fator importante na escolha do novo sistema de automação (com o objetivo da redução de custos operacionais), é o que ele pode oferecer em termos de soluções de gestão. O controle de caixa, por exemplo, costuma demandar uma atenção especial, pois trata-se da apuração de entrada e saída financeira do estacionamento, que mediante a análises resultará em planejamentos estratégicos para o empreendimento.
O ideal é um sistema que ofereça controle de caixa e demais informações importantes através de relatórios automáticos inteligentes. Eles costumam ser mais apropriados para quem quer oferecer as melhores opções para os clientes e ainda economizar. Afinal, este também é um processo que reduz a necessidade de profissionais extras, e diminui as chances de erros humanos e de fraudes no seu estacionamento.
Esses são alguns recursos essenciais para a escolha de um bom sistema de automação de estacionamentos, que efetivamente ajude sua empresa na redução de custos operacionais e ofereça um bom serviço aos clientes.
Caso a empresa que atende seu estacionamento atualmente não conte com essas soluções, você pode ter uma grande oportunidade em mãos. Ao realizar a escolha correta de um novo sistema de automação de estacionamentos, você verá que o temido processo de transição pode ser tranquilo e rápido se tomar algumas medidas.