Tags de Pedágio em estacionamentos

Tags de pedágio + sistema para estacionamento: Como essa soma beneficia os clientes

Criadas com intuito de facilitar a vida de motoristas nas rodovias, as tags de pedágio também podem tornar o seu estacionamento mais funcional para os clientes. Veja como!

Em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia, é natural que os recursos tecnológicos expandam sua conveniência para novos ambientes a fim de beneficiar ainda mais os usuários. 

E isso inclui, é claro, soluções em sistema para estacionamento, afinal hoje em dia melhorar a experiência do cliente é uma das principais preocupações dos gestores ao buscar por inovações.

Entre essas inovações pode se destacar as tags de pedágio, que prometem dinamizar a entrada e saída de veículos em diferentes tipos de estacionamento. Entenda.

O que são Tags de Pedágio?

Tags são dispositivos eletrônicos que são colados no para-brisa do veículo, eles possibilitam a passagem pelo pedágio de forma automática, sem que seja necessário parar para realizar o pagamento. Devido à comodidade e facilidade de uso, este dispositivo chegou aos estacionamentos. 

Através dele o cliente do seu estacionamento obterá a mesma facilidade pois as cancelas abrem automaticamente quando os veículos se aproximam. Assim eles não precisarão utilizar os caixas de pagamento na hora da saída, evitarão filas e isto ainda ajudará no fluxo de veículos no local.

tag de pedágio - sistema para estacionamento - wps brasil

Como funcionam?

As tags de pedágio utilizam tecnologia RFid (identificação por radiofrequência) e comunicam-se diretamente com antenas que realizam a leitura e o processamento das informações. Mas há uma diferença de funcionamento do dispositivo para cada um dos casos.

No pedágio o veículo pode estar em movimento, desde que com velocidade inferior a 40 km/h. Já com um sistema para estacionamento, é necessário que faça uma pequena parada próxima à cancela, permitindo que a antena realize a leitura do dispositivo.

Como um estacionamento pode utilizar as tags de pedágio?

Qualquer estacionamento pode oferecer este recurso para seus clientes, desde que sejam realizadas as tratativas comerciais com as empresas que administram as tags. Assim que as políticas comerciais são definidas, as antenas são instaladas e as interligações com as cancelas são feitas.

Um dos pontos mais importantes do processo é conferir se o sistema para estacionamento que você escolheu permite o funcionamento de forma integrada. Do contrário, haverá problemas ao acionar diferentes recursos ao mesmo tempo.

Importância da integração entre as tags e o sistema para estacionamento

Quando um sistema de leitura de tags é implementado sem integração, o acionamento das cancelas é feito em paralelo ao sistema de automação. Isso afeta diretamente o controle do estacionamento, já que dois tipos de sistemas passam a atuar na mesma cancela. O que pode ocasionar falhas e situações não indesejadas para o cliente.

Além disso, se a integração não existir, as informações dos acionamentos realizados nas cancelas não estarão disponíveis nos relatórios do sistema de automação. Impedindo a gestão de traçar planos estratégicos com dados claros e confiáveis.

Ciente desse problema, a WPS Brasil por exemplo, desenvolveu uma integração de software com todas as empresas que fornecem as tags, proporcionando um controle maior para o estacionamento, relatórios completos e estatísticas de utilização. Afinal, ter o controle total do estacionamento é fundamental para uma boa gestão, com maior margem para receita e conforto para os clientes. 

Quer saber mais sobre essa e outras  soluções para estacionamentos? Baixe gratuitamente o e-book “Primeiros passos para automação de estacionamento!

 

 

 

 

Deixe um comentário